Como meditar na Bíblia?


Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(João 5:39)



Muito embora nos dias atuais, até mesmo os que se dizem ser cristãos, deixam de ler ou meditar na Bíblia. Não ler a palavra (Bíblia), é como crer e ignorar os ensinamentos que Deus deixou. Há talvez você pense tem quem ensine. Por isso têm os hereges milhares de seguidores. Claro que, não estou dizendo que lendo, vou ser o sabe tudo, ou não precisem quem ensine. Mas podemos ter uma base do que contêm nela, e isso é lendo.
A Bíblia inteira é para mostrar o amor de Deus pela humanidade, ou seja, o porquê, a preparação, para que na pessoa de Jesus Cristo fosse demonstrado o amor de Deus. E muitas vezes não sabemos orar, não sabemos louvar com palavras espontâneas, não conseguimos achar palavras, isso é sinal de quem não lê a Bíblia. Para ficar claro, não estou falando de coisas decoradas, palavras bonitas.
Por exemplo. Em Salmos, principalmente os que Davi escreveu a intimidade que ele tinha com Deus, a maneira e liberdade e expressar e dirigir-se a Deus, sem reservas, sem querer ou fingir nada para com Deus.
Como crer em algo que nunca leio? Nem ao menos reflito. Não será isso incoerente?

Uma leitura da Bíblia não se deve fazer corrido, ou de qualquer maneira, veja algumas dicas:
1. Separe um tempo próprio
2. Encontre um lugar onde possa estar a sós (Ao menos que outras pessoas junto leiam, mas para se meditar, a leitura é mais proveitosa a sós, depois podendo se reunir e lerem junto novamente)
3. Para quebrar um pouco o cansaço mental, cante um louvor (coloque algo e cante junto)
4. Peça a Deus que sonde seu coração
5. Ore, peça a Deus que lhe dê entendimento da palavra

Veja alguns métodos de se estudar e uma leitura proveitosa da Bíblia:

● Ler detalhadamente e cuidadosamente (6 vezes mais ou menos) o texto, ou versículo e estar atento a pontuação.
● Faça perguntas ao texto ou versículo:
• O que o texto ensina a respeito de Deus, ou de Jesus, ou do Espírito Santo?
Lembrando que isso facilita, pois o que o texto tem a passar, se fala sobre o Deus Pai Criador, O Filho Salvador, ou O Espírito O Consolador que habita em nós.
• Existe no texto algum pecado revelado, que eu deva revelar, confessar ou evitar? (Estou pecando, ou sendo tentado se o texto cita algum pecado?)
• Existe alguma promessa que eu deva reivindicar? (Existe algo que Deus prometa para aqueles que o servem?)
• Existe algum mandamento que eu deva obedecer? (É algo que eu preciso obedecer?)
• Existe algum exemplo que eu deva seguir? (é uma situação semelhante com a minha, ou o exemplo da pessoa no texto)
• Existe algo que foge do meu entendimento que eu deva estudar mais tarde? (algo que não entendi agora, mas estudarei com mais calma esse assunto, ou perguntarei alguém que sabe me explicar)
• Existe neste texto alguma coisa pela qual eu deva orar? (é algo que está acontecendo, ou acontece até hoje, para que eu ore nesse sentido?)
• Como posso aplicar em minha vida? (O que aprendo com esse texto, para aplicar em minha vida)
• O que devo fazer para atingir estes objetivos? (o que impende de eu aplicar em minha vida, ou até mesmo será a falta de disciplinar meu tempo, para estudar a Bíblia mais vezes?)

Depois disso, agradeça a Deus por aquilo, que Ele lhe mostrou em sua palavra.
Assuma um compromisso com o que aprendeu, ou seja, colocar em prática.
Peça ao Espírito Santo que o capacite.

Se quisermos que Deus fale conosco é através de Sua palavra, se queremos crescer espiritualmente é meditar em Sua palavra. Que o Senhor possa capacitar a cada um, e se dedique em aprender e refletir pelo menos uns 15 minutos por dia. Pois a Bíblia muito mais que ler é crescer em fé e fortalecimento, pois com a leitura nossa fé aumenta, pois começamos ver o mover de Deus, o que Ele tem feito. Que o Espírito Santo possa mover em seus corações.

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mateus 22:29


Oton G. Cesar 

0 Comente:

Postar um comentário