Não desperdice seu tempo, se consagre ao Senhor!!!

Olá amados!
Graças a Deus por mais uma oportunidade de estar aqui e poder compartilhar com vocês sobre um assunto que é um fato em nossa vida, o Tempo.

Em tempos de muita correria e agitação, encontrar tempo para realizar todas as tarefas listadas na agenda particular da maioria das pessoas é algo muito difícil. Trabalho, afazeres domésticos, família, estudos, academia, lazer... ufa! São tantas coisas que sobram tarefas não cumpridas no final do dia. Muitos chegam a pensar que 24 horas é muito pouco para um dia.

Você sabe administrar o uso do seu tempo?
Como gasta seu tempo?
Com o que você gasta seu tempo?
O que tem sido prioridade em sua vida?

Pare e reflita e tente responder essas perguntas.


Contudo, tudo que Deus fez foi feito na medida certa. E a grande parte dos nossos problemas com o tempo está justamente na dificuldade que temos em saber definir as nossas prioridades. Existe uma maneira mais simples para detectarmos quais as prioridades de nossa vida: é administrar o uso de nosso tempo. A Bíblia, em Efésios 5:16 diz: “remindo o tempo, porque os dias são maus”. Se gasta muito tempo em coisas muitas das vezes supérfluas e sem sentido. Talvez por ser jovem, pense que ainda tem muito tempo em sua vida.

Entretanto, vamos fazer uma analise: muitos gastam horas por dia diante de um computador, conectados à internet, navegando por aí, e não poucos navegam por sites tenebrosos. Outros gastam horas diante de um aparelho de televisão vendo os programas, filmes, etc, e não percebem que estão gastando suas vidas. Não sou contra a internet ou televisão. Mas você já pensou quanto tempo gasta com isso? Por exemplo: se forem duas horas por dia com internet e com a televisão, ao todo serão gastos mil quatrocentas e trinta horas por ano, o equivalente há quase dois meses. Vale a pena? Temos realmente tanto tempo para desperdiçar dessa maneira?

Você poderá ate falar que gasta a maior parte de seu tempo estudando, revisando, aprendendo, porque deseja ser aprovado no Enem, no concurso, ou no curso universitário e que não tem tempo para orar ou ler a bíblia, pois tem a consciência de que ali está uma oportunidade que precisa aproveitar. E por causa desse objetivo abandonou coisas que estavam acostumados a fazer para se dedicar ao estudo porque sabe que não vale à pena perder um ano de vida, no caso de não passar, por apenas alguns momentos de prazer. Porém, não é Deus quem nos dá o tempo? Será que é Desperdício se consagrar ao Senhor?

No livro de Mateus 26:6-13, conta um relato de uma mulher chamada Maria que, após ter derramado o nardo sobre o Senhor, “indignaram-se os discípulos e disseram: para que este desperdício?” (vs.8). No livro de João 12:5 diz, “Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?”. Trezentos denários naquela época eram o equivalente ao salário de um ano de trabalho. Portanto, dizer que Maria cometeu um desperdício é como se os discípulos estivessem dizendo: “Jesus não vale isso tudo. Para que desperdiçar tanto dinheiro com Jesus? Se esse dinheiro fosse gasto com os pobres, é compreensível, mais desperdiçá-lo com Jesus?!”.

Você já deve ter ouvido conselhos assim: “Não exagere tanto. Está certo que devemos seguir a Deus, mas você não acha que esta exagerando? Reuniões todos os dias, pregação do evangelho para todas as pessoas, leitura da Bíblia, leitura de livros espirituais?! Você esta desperdiçando sua vida!”. Especialmente os jovens cristãos são alvos desse tipo de comentários. Seus colegas de escola, cursinho e trabalho por não conhecerem o Senhor, insistem em que você deva viver a vida e não jogar fora sua juventude com Jesus e a Bíblia, mas pode ser desperdiçados com internet, televisão, prazeres da carne, estudo, etc. Esse é o parecer do mundo, mas que disse o Senhor sobre Maria?

“Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo [...] Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua”. (Mt 26:10,13)

Aos olhos dos homens, nossa consagração ao Senhor pode parecer desperdício, mas para Ele é uma boa ação. Então, por causa do Senhor, por causa da preciosidade de seu amor, não podemos ponderar sobre o valor do nardo que temos para derramar. Diante do amor do Senhor por nós, somos constrangidos a nos ofertar, incluindo nosso tempo. Precisamos considerar a experiência de Maria e ao ofertar-nos ao Senhor e nosso tempo (perfume/nardo), não fiquemos calculando o “desperdício”, mas simplesmente façamos essa boa ação pelo Senhor. Ela fez isso porque amava o Senhor Jesus, e deu-lhe o que tinha de mais precioso. Maria derramou o bálsamo na cabeça do Senhor, o que já é muito louvável, mas a mulher pecadora ungiu os pés do Senhor com o perfume. Isso, sim, é “desperdício” para os homens, mas ela achava que valia a pena. Dar-nos ao Senhor sempre valerá à pena.

Qual o resultado de Maria ter-se consagrado ao Senhor? Ganhou do Senhor Jesus uma palavra de louvor. Que mais importa: a opinião dos homens sobre o fato de ser ou não desperdício se consagrar ao senhor ou a satisfação e o louvor do Senhor Jesus?

“Enquanto o rei está assentado à sua mesa, o meu nardo exala o seu perfume.” (Cânticos dos Cânticos 1:12)


Jovens amados, em nossa vida, Deus nos dá tempo para cada coisa e se aproveitarmos nosso tempo, será tarde demais e as oportunidades poderão não surgir novamente. Aproveite o tempo que se chama Hoje.

Celina Silva

Fonte de leitura: - A Bíblia e os Livros: “Atitude: um jovem vencedor” e “Cântico dos Cânticos” da Editora Árvore da Vida.

6 Comente:

Anônimo disse...

Oq vc considera como dedicar tempo ao Senhor? Você teria um exemplo prático? Ler a biblia por si só seria dedicar tempo ao Senhor? Definir uma quantidade de horas para passar orando seria uma forma de dedicar tempo ao Senhor?

Gloria B. Azulay disse...

Sim. Tudo isso que vc falou é dedicar tempo ao Senhor
E tudo o que vc fazer, , se fizer para honrar ao Senhor, mesmo que seja assistir um programa na TV;Se não envergonhar a Deus seu comportamento, se vc vê naquele programa Boa instrução e ganho de sabedoria, entao vc aproveitou bem seu tempo e honrou a Deus. É só um exemplo.

Gloria B. Azulay disse...

E tudo o que vc fizer, comer, beber, ..., seja para Glória do Senhor. Isso é remir o tempo.

Gloria B. Azulay disse...

E tudo o que vc fizer, comer, beber, ..., seja para Glória do Senhor. Isso é remir o tempo.

Gloria B. Azulay disse...

E tudo o que vc fizer, comer, beber, ..., seja para Glória do Senhor. Isso é remir o tempo.

Gloria B. Azulay disse...

E tudo o que vc fizer, comer, beber, ..., seja para Glória do Senhor. Isso é remir o tempo.

Postar um comentário