"Os Benefícios de Crer no Senhor Jesus (2)”



Olá, amados leitores!
Que hoje possa ser um dia cheio de paz e iluminado por Deus!

No Post anterior falamos sobre alguns Benefícios de Crer no Senhor Jesus, e sabemos que têm vários, porém foram citados apenas alguns, como, “Ser Iluminado; Arrepender-se; Confessar os pecados e ser perdoados e, Ter o registro dos pecados apagado”. No Post de hoje iremos compartilhar sobre os demais benefícios “Ser justificado; Ser Santificado; Ser reconciliado com Deus e, Ser regenerado”. Uma boa leitura! Que o Senhor Jesus acha caminho em seu coração para experimentá-lo como Senhor e Salvador.

“Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24).
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1).


Ser justificado é ser aprovado por Deus de acordo com Seu padrão; é tomar Cristo como nossa justiça, mediante a fé. Em linguagem simples, ser justo é fazer a vontade de Deus. Em Adão, todo homem se tornou injusto aos olhos de Deus. No livro de Gênesis vemos que o homem, enganado pela serpente, não deu credito às palavras de Deus ao tomar o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e, como consequência disso, foi expulso do jardim do Édem. Em Gênesis 3:1-8,24 relata esse fato:

“Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim[...]E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”.

Entretanto, Deus providenciou um modo de tornar-nos justos e aptos a voltar à Sua presença. Nossa justificação, portanto, vem do próprio Deus, e a maneira de recebê-la é pela fé, ou seja, por meio do ato de crer no Senhor. O apóstolo Paulo diz: Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4). Bastou-nos crer no Senhor Jesus e nos tornamos justos diante Dele. Pelo derramamento de Seu sangue, fomos justificados. E como posso ser Santificado?

“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1:2).

Além, de justificados, fomos também santificados. Agora somos santos porque fomos separados do mundo pelo Senhor e colocados numa posição santa a fim de receber continuamente o dispensar de Sua natureza santa. Para ilustrar a santificação, podemos usar como exemplo um copo que estava jogado na lama e alguém veio, tirou-o daquele lugar, lavou-o e deixou limpo e pronto para receber algum liquido saudável como seu conteúdo. Espiritualmente, essa era nossa condição antes de crer no Senhor. Fomos tirados do mundo (da lama), lavados (por Seu sangue precioso) e mudamos de posição. Dessa forma, pudemos recebê-Lo como nossa vida.

“Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 2:21).

Aleluia! Fomos reconciliados com Deus.

“[...] Também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação” (Romanos 5:11).

Antes de crer no Senhor éramos inimigos de Deus, ou seja, não podíamos desfrutar de Sua presença nem Ele da nossa. Mas, ao crer na obra redentora de Cristo, fomos reconciliados com Deus e agora podemos viver constantemente em comunhão com Ele.

E, assim fomos Regenerados por Deus. O Glorias!!!!!

“pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:23).

O que significa ser regenerado? Significa “Ganhar uma nova vida”. Ao receber a vida de Deus, uma semente incorruptível foi plantada em nós. Quando a semente da vida divina se desenvolver totalmente, Cristo será plenamente gerado em nosso interior; em outras palavras, seremos como Cristo é, em vida e natureza, contudo, sem a Deidade.

Desde que formou o homem, Deus desejou que este desfrutasse de Sua vida, representada pela árvore da vida que estava no jardim do Édem. O homem, entretanto, foi levado a duvidar de Deus e foi expulso do jardim. Deus, então, colocou querubins para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3:24). Por intermédio da obra que o Senhor realizou por nos, passamos a desfrutar dos benefícios antes mencionados, gratuitamente. Alem disso, um novo e vivo caminho nos foi aberto (Hebreus 10:19-20) e agora podemos comer o fruto da árvore da vida que, hoje, significa ler a Bíblia com nosso coração voltado para o Senhor, buscando Sua presença na leitura, em oração, para que ela se torne nosso alimento espiritual e não mera doutrina. Devemos, também, invocar constantemente o nome do Senhor, declarando, assim, nossa total dependência Dele. Dessa forma, todos esses itens serão muito reais em nossa experiência e a vida divina crescera pouco a pouco em nós.


Celina Silva

Fonte: a Bíblia e o Crescendo em Vida  – Editora Arvore da Vida.

1 Comente:

Maria Jose Soares Cardoso disse...

A si mesmo se alguém se purificar destes erros, graças ao Senhor por essa palavra, muitos não entendem que podemos ser regenerados que Deus é misericordioso para conosco para mim foi aberto um novo caminho de graça e com isso a vontade de ajudar outros a entenderem a luta é grande, mas venceremos graças ao Senhor.

Postar um comentário