A natureza da Fé

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."  (Hebreus 11 : 1)



Vamos analisar a natureza da fé geral, em um ponto de vista Bíblico.
A fé não é ter apenas esperança, pois esperança é confiar em algo que pode ser que não aconteça. Fé é ter a certeza em algo que se espera, ou seja, esperar em Deus, e isso muitas vezes independe das circunstâncias.

No grego é tida como Pístis, que significa “fé”, esperança, confiança, fidelidade e também confiabilidade. Podendo ser usada de duas forma no Velho Testamento:

Subjetiva: (é o que se passa no intimo) crer, acreditar.

  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)

Objetiva: (Real concreto) Fidelidade, àquilo que é crido.

  Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; (João 8:31)

No texto de Hebreus 11:1 o autor não está querendo dar uma definição precisa da fé. Cita pelo contrário, aspectos importantes que são ilustrados nas experiências passadas do povo de Deus.

Ora a palavra traduzida no versículo 1 como “certeza” (hypostasis) já tinha sido usada no 1:3 no sentido de “natureza” (essência), e em 3:14 de Hebreus também, no sentido de “convicção”.

Para um melhor entendimento dede ser levar em conta o significado da palavra adicional “convicção” (elenchos). Esta palavra significa “prova, “teste”, que sugere que a fé é vista como prova da realidade de fatos que não se vêem.
“Coisas que se esperam” é bem geral e focaliza-se na “esperança”. Não é, porém, a esperança como conceito abstrato, mas o resultado da atividade de esperar.
Esta conexão entre a fé e a esperança  se encontra em I Coríntios 13:13.
“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor...”

Entende-se que a fé não é o simples fato de crer, mas de permanecer fiel ao que cremos. Permanecer sabendo que Deus é fiel para cumprir Suas promessas.

E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la. (Jeremias 1:12)

Em Gálatas 3:23 ao 26 nós dá entender a fé expressa é a própria Palavra, ou seja, Cristo. Para entendermos melhor, fé no grego, pode expressar como uma atitude mental, ou seja, crer, no íntimo; ou uma conduta fiel, ato de fidelidade. Isso fica evidente em Tiago 2:14-26 sobre a fé com obras.

Que não basta somente acreditarmos em Jesus e Sua Palavra, mas devemos ser fiéis em tudo que fizermos que nossos atos sejam de fidelidade (obras), ou seja, o complemento da fé é praticarmos o que Jesus ensinou


Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
(Hebreus 11:6)


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário