O Grande Valor da Unidade


E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. (João 17:26)



Hoje em dia nos preocupamos muito com a placa da igreja, julgamos a nossa denominação ser a perfeita, e recuso aceitar às outras igrejas com sendo verdadeiras de Cristo, sendo que Jesus não virá buscar a Igreja pelo nome, e sim verdadeiros discípulos e filhos de Deus. Pois no céu não haverá, essa ala é para os da igreja A, aquele outro é da Igreja B. A Igreja é unida pelo corpo de Cristo, nós com nosso egocentrismo dividimos e não queremos aceitar muitas vezes outras denominações, por questões teológicas, claro que há igreja teologicamente mais preparada, mas isso não dá o direito se se julgar única. Também não estou dizendo para aceitarmos as seitas, muito pelo contrário, e sim a Igreja verdadeira de Cristo. Por isso quero compartilhar a pregação do pastor Silas de Campos na Conferência Fiel desse ano.




 JOÃO 17:6-9
6  Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.
7  Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;
8  Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.
9  Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

Infelizmente, muitos pastores e membros de igreja deste país não têm uma visão que busca a unidade, contudo esta foi a oração de Cristo: “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. (João 17:21)

Quatro verdades sobre a unidade do corpo de Cristo

1) Unidade cristã não é mero ajuntamento de evangélicos, baseado em uma tolerância doutrinária exagerada ou em um sincretismo gospel, mas sim a unidade dos discípulos, daqueles que creem em Cristo Jesus (vs. 6). Este texto não pode ser usado como uma desculpa para um sincretismo gospel, pois Jesus afirma uma unidade doutrinária: a guarda da palavra (v. 6) e a santidade na palavra (v. 17). A verdade é a base para a alegria e unidade cristã. Sendo assim, o primeiro inimigo para a unidade cristã é o sincretismo.
Jeremiah Burrough, um reformador, já em sua época se preocupava com a falta de unidade. Ele formulou seis pontos importantes:
·                               >    As diferenças doutrinárias são inevitáveis.
·                               >    As diferenças doutrinárias em questões secundárias continuam sendo importantes
·                                >   As diferenças podem ser úteis.
·                                 Nenhuma estrutura pode representar sozinha a Igreja de Cristo em sua totalidade.
·                                 A verdadeira unidade é baseada no evangelho comum e deveria ser expressa pela cooperação entre as denominações.
·                                 A separação denominacional não é divisionismo.
2) A unidade cristã não é uma opção, mas é a vontade de Cristo. Quem vive em seu grupinho não está andando segundo a vontade de Cristo.
3) A unidade cristã nos fortalece. Juntos, somos mais fortes (Pv 30:27). Sua igreja precisa de outras igrejas. Sua denominação precisa de outras denominações. Juntos, saqueamos o inferno.
4) A unidade nos confere credibilidade (para que o mundo creia que tu me enviaste – v. 21).
5) A unidade cristã é uma realidade irreversível. O crescimento da Igreja de Cristo é uma realidade irreversível, pois é Ele que edifica a sua Igreja (o Reino é como uma semente de mostarda) e o crescimento da unidade do corpo de Cristo é uma verdade irreversível, pois foi o próprio Cristo que assim orou.
O coração do sectarismo é a tendência de achar que a “nossa” igreja é a expressão máxima da Igreja de Cristo no mundo. Saia da Síndrome de Elias: “eu sou o mais zeloso e não sobrou ninguém além de mim”. A resposta de Deus para este tipo de pensamento é “Eu preservei sete mil; você não é o único”.
A harmonia da diversidade é algo que só Cristo e o Evangelho podem trazer. Lembremo-nos que mesmo diferentes, estamos sujeitos ao mesmo Maestro e Mestre.

Oton G. Cesar




0 Comente:

Postar um comentário