O que é ser um Jovem que faz diferença?

Fala galera beleza?
Hoje teremos aqui o post de uma leitora do site, a Celina!
Deus usou ela para escrever esse post e estou divulgando ele aqui hoje, para que possamos aprender mais a respeito.

Bem, vamos lá!




Atualmente, alguns acham que ser diferente é usar piercings, roupas grandes, tatuagens, falar gírias, mostrar a barriga, fumar, usar drogas, namorar precocemente, “ficar”... etc. contudo, isto não é ser diferente, mas ser igual aos iguais, pois a grande maioria dos jovens fazem isto.


Ser um jovem que faz diferença não é apenas ser diferente, mas é conduzir-se de tal forma que desperte nas pessoas à sua volta a necessidade de rever a própria conduta diante das situações.
(DONG YU LAN, 2000).
 


Jovem, faça uma reflexão agora: “Eu sou igual aos iguais ou um jovem que faz diferença?”.



Independente da resposta, não se sinta triste ou abatido. Quer saber qual o segredo para ser um jovem que faz diferença? É buscar a Deus. Para isso é necessário abri o coração ao Senhor. Você deseja abrir-se ao Senhor? Então não se demore! Abra o seu coração ao Senhor Jesus agora.
Declare: “Senhor Jesus, abro o meu coração a Ti, quero que o Senhor seja o meu Deus, quero te conhecer. Não quero ser igual aos iguais, mas um jovem que faz diferença”! Dê um basta no que ficou pra trás! Não olhe para o seu passado, para o que fez ou deixou de fazer; volte-se agora ao Senhor Jesus e abra a ele o seu coração.


Em romanos 12:2 lemos: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela
renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Dê uma virada em sua vida! Seja diferente dos iguais. Busque a Deus! Não seja passivo se conformando a este mundo. Não despreze a sua mocidade, a sua juventude. Deus tem uma vontade que é boa, agradável e perfeita.


Talvez você esteja se perguntando: “Como conhecer a vontade de Deus? É simples. Busque-
o. abra o seu coração a Ele. Deus o ama e quer falar com você, aparecer para você. Jovem acorde!
Não tenha atitude de alguém derrotado: “Ah! Não vai adiantar. Nada vai mudar em minha vida!!!
Não pense assim. Se você tiver essa atitude, realmente nada vai adiantar e nada vai mudar. Só você pode fazer a escolha. Ninguém pode fazer isso por você. Mais se disser: “Senhor Jesus, quero abrir-me a Ti, Tu podes mudar minha vida. Senhor eu necessito te conhecer”. Então o Senhor fará algo em você a partir desse momento. “O povo que conhece ao seu Deus se tornara forte e ativo”. (Dn11:32).
Hoje o Senhor Jesus, Deus, precisa de uma geração forte e ativa - Essa é a necessidade de
Deus. Você deve estar pensando assim: “E o que eu tenho haver com isso? Por que me preocupar?”, mas Deus se preocupa.


Na bíblia existem dois tipos de jovens: Os que são “Fracos e Passivos” e, outros, que
são “Fortes e Ativos”. Mais o que é ser passivo e fraco? È ser um jovem sem personalidade, que é levado de um lado para o outro, assim, como um pedaço de madeira, morto, carregado pela correnteza.


Em Genesis do capitulo 11 ao 19, conta a historia de um jovem que foi passivo e fraco,
Ló, sobrinho de Abraão. Ele era como essa madeira levado pela correnteza. O resultado disso foi que ele acabou indo para a cidade de Sodoma nas campinas. Sodoma era uma cidade cheia de homossexualismo, de prostituição, formicação, relações sexuais indevidas. Abraão seu tio, ainda arriscou a vida para tirar Ló de Sodoma e livrá-lo. Mesmo Ló, liberto, voltou para Sodoma. E qual a diferença de Sodoma para a realidade na qual o mundo se encontra na atualidade? Igual a Sodoma ou até mesmo, mais intenso.


Desde cedo ensinam as crianças a “ficar”. Existe uma filosofia de “quando mais cedo
melhor”, ou “vá aproveitar melhor a sua juventude”, ou “se seu corpo está pronto, você esta
pronto”. Se seguirmos essa filosofia, demonstrara que somos jovens passivo, sem personalidade.


Entretanto, quais as conseqüências de ser um jovem passivo e fraco? Não ter personalidade,
ter um namoro precoce, gravidez indevida, abortos, filhos, depressão, drogas, ansiedade e morte.
Jovem é isso que você quer? Isso é ser diferente ou é ser igual aos iguais? Jovem volte o seu
coração ao Senhor, pois ainda há tempo. Seja um jovem forte e ativo. E isso não é ser um super-jovem, mas um jovem com personalidade que busca e conhece a seu Deus com fé.


E os jovens fortes e ativos? Quem são?


Na bíblia é relatado um grupo de jovens fortes e ativos. Jovens que conheceu a seu Deus.
Jovens determinados e que não olharam para as dificuldades e situações adversas. Eles são Moisés, Samuel e Daniel.


Em Hebreus 11: 23-26 é relatado a historia de Moisés “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi
ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”. Moisés foi criado pela filha de faraó e recusou ser chamado de filho. Por quê? Por conhecer o seu Senhor. Ele não hesitou e pela fé se posicionou firme pelo Senhor. Ele teve personalidade.


A história de Samuel não foi diferente. Ele foi um jovem que sua mãe orou por ele, mesmo
antes de ser concebido e, quando nasceu ela o consagrou ao Senhor. “levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha” (1 Sm 1:10-11). Samuel teve varias oportunidades e motivos para seguir os iguais, naquela época eram os filhos de Eli. Os filhos de Eli eram rebeldes e zombavam de Deus. Porém, Samuel amava ao senhor mas do que a si mesmo.


E Daniel? Daniel foi levado cativo para babilônia com outros jovens e, o Rei da Babilônia
havia determinado o que eles comeriam. Mas Daniel disse não. “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” ( Dn 1:8-9). Daniel também era um jovem de oração. Tinha uma vida de oração oculta aos olhos das pessoas, porém conhecida “diante de seu Deus” (Dn 6:10).


Jovens, vamos dizer “NÃO”? Não para os iguais. Não para as coisas que nos tornam
fracos e passivos, sem personalidade. Não queira ser corajoso para o mundo, que sempre quer nos levar a arriscar a nossa integridade física, moral e espiritual diante de aventuras aparentemente passageiras, mas nocivas, que deixam sua marca irreversível para o resto de nossa vida – quando esta é preservada; seja, isso sim, um jovem corajoso no Senhor, que tem suas aventuras em deus, perseverando em amar o senhor, fazer a sua vontade que é boa, agradável e perfeita.


Busque a Deus e certamente onde estiver as pessoas sentirão que você é diferente e não igual aos iguais, Persevere!
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade;
anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”. (Ec 11:9)


Fonte: Congresso de Jovens realizado em Sumaré – SP, ministrada pelo pastor Dong Yu Lan


Celina Silva

0 Comente:

Postar um comentário