A Reforma


Alguém sabe o que se comemora hoje dia 31 de outubro?
Se você disse o Hallowen você acertou, mas também é o dia que em 1517 desse mesmo dia quando Martinho Lutero, um monge alemão, o personagem destacado da Reforma Protestante afixou na porta da Igreja de Wittemberg 95 tese. Na qual colocar seu protesto em relação aos abusos que ocorriam na época em nome de Deus.
Hoje 495 anos depois da reforma a igreja caminha em direção contrária ao que os reformadores, e o movimento anabatistas lutavam na época, pela verdade que a Bíblia ensina.


 Cinco coisas na qual os reformadores estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” (sola é a palavra latina para única) da Reforma.
Que possamos refletir em cada uma delas, e refletir que estamos realmente fundamentados no que ela diz:

1-Sola Scriptura, somente a Escritura: afirma a doutrina bíblica de que somente a Bíblia é a única autoridade para todos os assuntos de fé e prática.

2-Sola Gratia, somente a graça (salvação somente pela graça): afirma a doutrina bíblica de que a salvação é pela graça de Deus apenas, e que nós somos resgatados de Sua ira apenas por Sua graça.

3-Sola Fide, somente a fé (salvação somente pela fé): afirma a doutrina bíblica de que a justificação é pela graça somente, através da fé somente, por causa somente de Cristo. 

4-Solus Christus – somente Cristo: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é encontrada somente em Cristo e que unicamente Sua vida sem pecado e expiação substitutiva são suficientes para nossa justificação e reconciliação com Deus o Pai

5-Soli Deo Gloria, glória somente a Deus: afirma a doutrina bíblica de que a salvação é de Deus, e foi alcançada por Deus apenas para Sua glória.

Que possamos fazer uma auto reflexão no que está alicerçado nossa fé, se exclusivo na graça por através de Cristo, fundamentado em Sua palavra para exclusiva e unicamente  Sua glória, caso contrário não estamos servindo a Deus de verdade, de acordo com os ensinamentos bíblicos.

Somente a Bíblia, só a graça, só a fé, somente Cristo, somente a Deus a glória.


Oton G. Cesar.

0 Comente:

Postar um comentário