Vigilância

Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai para que não entre em tentação.
Lucas 22:46

Certa vez, se aproximando a hora de Jesus Cristo, em que Ele deveria ser morto por nós. Tendo ido Ele como de costume orar no monte das Oliveiras (Lc 22:39). Chegando disse aos seus discípulos para esperarem ali, desceu um pouco adiante, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu (Tiago e João), Mateus 22:37. Para que eles orassem juntamente com Ele (Jesus), pois, se encontrava muito angustiado e triste, sabendo o que estava para suceder.
Lendo essa passagem podemos perceber que os discípulos, chegado de Jesus, O deixaram sofrer sozinho, nemao menos oraram juntamente com Cristo. Por três vezes interrompendo Jesus sua oração para vê-los, os achou dormindo. (Mateus 26:40-45)
Várias coisas podemos aprender com essa passagem, em momentos de angustias, perseguições, perigo e etc.  
O que acontecem com muitos cristãos hoje, é semelhante ao que aconteceu com os discípulos, e muito menos aos mais chegado de Jesus, não compreenderam o que Cristo queria que eles fizessem, e não participaram de uma forma prática do sofrimento do Mestre.
Jesus dizendo para vigiar e orar para não entrar em tentação, mas foram achados dormindo todas as três vezes.

Para a reflexãoTenho eu estado atento ao que Cristo tem alertado para vigiar e orar para não entrar em tentação? Estou subestimando o inimigo? Tenho escolhido outras coisas ao invés de dar ouvido ao que Jesus diz? Ou estou acomodado, achando que o perigo não é iminente.
A palavra diz : Não extingais o Espírito ( I Ts 5:19). Não extingais é o mesmo que não apagar. Se eu ouço, mas não obedeço estou como que apagando aos pouco o agir do Espírito em mim, como que não desse crédito ao que ELE disse. Em Lucas 21:36 Jesus nos orienta: Vigiai em todo tempo, e orai.
Que possamos estar atendo ao nosso redor como alertou o apostolo Pedro para sermos sóbrios, ou seja, discretos e vigiar pois o nosso adversário, anda ao derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar ( I Pedro 5:8).
E nunca se esquecer que nossa luta não é contra o nosso próximo, e sim contra os principados e potestades ( Ef 6:12).
Vamos ouvir e obedecer ao que Cristo está falando aos nossos corações, pois Ele nós diz:

Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai para que não entre em tentação.
Lucas 22:46


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário