Dúvidas!

E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?"  (Mateus 14 : 31)

Dúvida é uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber. Ela é a incerteza ou desconfiança em relação a uma idéia, um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. (fonte: Wikipédia)
No sentido religioso, é desacreditar em algo, que Deus possa realizar.
A maioria das dúvidas, não é relação ao poder de Deus, mas sim, em limitar no que Deus é capaz da fazer; e algumas têm relação com qual o próximo passo tomar, o que Deus tem para mim.

Três coisas importantes em relação a dúvida:

1)     NÃO LIMITE DEUS:
Muitas vezes alguns dizem, eu creio em Deus, sei que Deus pode, mas, porém não acredita que Deus pode fazer. Outros dizem, eu creio que Deus existe, mas não crer que pode realizar.
Um grande exemplo é Pedro, quando viu Jesus andar sobre às águas, pediu para ir junto com Jesus, mas ao ver os ventos, teve medo e começou afundar. "E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?"  (Mateus 14 : 31)
Não duvide o que Deus pode fazer em seu favor, espere confie e persevere, pois mesmo crendo que Deus existem, é necessário crer que Ele pode grandes coisas realizar.

2)     NA DÚVIDA, QUASE SEMPRE HÁ O MEDO
Geralmente na dúvida, vem acompanhado do medo, o não saber que direção tomar, se chegou o momento, qual direção.
É necessário um relacionamento com Deus, para minimizar isso, pois se conhecer o Deus, que dizemos crer e servir, é impossível saber qual a vontade Dele. E esse relacionamento se desenvolve com oração e leitura da Bíblia. Precisamos procurar conhecer o Deus que servimos, só assim saberemos com Ele agem em nosso favor, ver experiências em Sua palavra de pessoas que foram impactadas por colocar sua vida nas mãos Dele.
"Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado."  (Romanos 14 : 23)
Essa passagem explica sobre fazer coisas com dúvida, no caso do texto em relação a comida, pois se faz com dúvida, não conhece a Deus, tudo que fazemos é por intermédio da fé, crer na onipotência de Deus, que pode todas as coisas, e que pode tirar todo medo e dúvida.

3)     CONFIANÇAR SEMPRE
Confiar sempre, não depende das circunstâncias ao redor, pois crer na providência divina, é no momento que parece não haver solução. Semelhante como Pedro, Jesus o chamou vem, mas ele vendo o vento, e olhando para à água ficou com medo e começou afundar. Confiar sempre exige perseverança, pois o nosso tempo não é o de Deus. Nós seres humanos queremos o mais rápido possível, mas Deus sabe o momento certo, e o que é melhor para nós.
Devemos buscar em Deus, sempre a direção, e a vontade que Ele quer para nós, pois Deus sabe de todas as coisas, conhece o nosso coração.
Não vamos limitar a Deus, saber que Ele pode sim, sempre, não deixando o medo impedir nossa fé, perseverando que Deus irá fazer o melhor a nós.

"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte."  (Tiago 1 : 6)


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário