Desenvolvendo amizade com Deus


Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós... (Tiago 4:8)



Você conhecer, e você desenvolver amizade é totalmente diferente. Amizade com Deus como qualquer outra se desenvolver conversando, não apenas cumprimentar com “oi” ou então dizer “parece que irá chover hoje”. E conversar com Deus é através da oração, é confiar Nele acima de tudo, contar a Ele suas frustrações, claro que Ele já sabe, mas o dizer é sinal de fé, pois você só conta seu problema para alguém que você confia.
Quatro coisas para que possamos desfrutar de uma amizade mais próxima de Deus, que retirei do livro 40 dias com propósitos.

1. Devo ser sincero com Deus:
“Deus não espera que você seja perfeito, mas insiste em que você seja absolutamente sincero” (Rick Warren)
Preciso  ser sincero a respeito de minhas falhas e sentimentos. Deus sabe que você não é perfeito, mas exige sinceridade.  Talvez você esteja pensando, como alguém pode não ser sincero com Deus, sendo que Ele sabe tudo? Por incrível que pareça, há pessoas que no momento de oração, não oram de acordo que estão sentindo, talvez medo, ou por achar que Deus só quer adoração e não se importa com seus sentimentos, e até mesmo falta de fé, e não crer que Deus pode até mesmo confortar o coração. Temos que falar tudo que estamos sentindo para Deus, mesmo sendo raiva, Deus sabe mas Ele quer ouvir, e até que ponto confia Nele. Um grande exemplo é Davi, basta vermos em Salmos escritos por ele. Davi não escondia, mesmo quando achava que Deus estava demorando, ele dizia se abria, isso é intimidade, você só terá liberdade com alguém se desenvolver intimidade. A verdadeira amizade é edificada sobre transparência.

Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia.
(Salmos 142:2)

2. Devo obedecer a Deus na fé
Ou seja, obedecer a Deus por amor, e não por obrigação, medo ou imposição.
Quando você confia na sabedoria de Deus e faz tudo o que Ele diz, mesmo sem compreender, você aprofunda sua amizade com Ele, você confia cada vez mais.
Jesus deixou claro que a obediência é uma condição para obter intimidade com Deus. Ele disse:
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
(João 15:14,15)

3. Devo optar por valorizar o que Deus valoriza
É isso que os amigos fazem, importa-se com o que é importante para outra pessoa. Quando mais amigo de Deus você se torna, mas se importa com as coisas pelas quais
Em Tiago 4:4 cita algumas coisas que nós tornam inimigos de Deus, ou seja amizade com o mundo.
Ele se importa. Sofre com as coisas que Ele sofre, e se alegra com aquilo que  Lhe dá alegria. Deus se importa com as pessoas. Amigos de Deus contam as pessoas a respeito de Deus, você não pode querer ser exclusivo amigo de Deus, tem que levar outras pessoas a conhecê-Lo também.

4. Devo desejar ser amigo de Deus (mais que qualquer outra coisa)
Você está tão perto de Deus, como imagina. Imaginamos sempre Deus longe, principalmente em momentos difíceis, Deus está conosco sempre presente, o Seu Espírito Santo habita em nós. Quando mais amigos de Deus, mais eu confio  Nele, pois quando mais tempo passamos com Ele mais se desenvolver a amizade. Como ouvir um pastor dizer, não fique na oração “miojo” , ou seja oração de três minutos, mas não é oração de horas que fará ter intimidade, mas sim o que você diz a Deus. Posso orar horas só pedindo, isso não fará ter intimidade alguma. O amor de Deus é imenso, confiar Nele é minha melhor opção. Hoje não há nenhuma barreira que nos separa de Deus, há não ser um coração endurecido pela incredulidade.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 
(Jeremias 29:13)


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário