Qual a idade para servir a Deus?


E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
Daniel 1:19

Muitas se pegamos pensando, principalmente na adolescência, mas isso segue muitas vezes para o resto da vida, o tempo e o momento certo para servirmos a Deus, o melhor tempo para cumprir Seu chamado em nossa vida. E alguns podem pensar sou muito novo ainda para isso, ou até mesmo se acha incapaz.


Três coisas importantes para cumprir a vontade de Deus em nossas vidas:

1ª. Não há idade para fazer a vontade de Deus
Uma das coisas que se houve é a respeito da idade. Porque sou novo ainda, quando eu ficar mais velho. A idade impede?
Impede apenas em alguns fatores, se você sente um chamado missionário, por exemplo, não irá querer viajar sozinho para outra cidade ou até mesmo fora do Brasil se for menor de idade. Tudo tem um preparo, principalmente na questão do tempo certo de Deus. No exemplo citado, começa a ser um missionário aos seus vizinhos e em sua cidade, isso lhe trará crescimento e experiência.
Lendo a passagem de Daniel, o rei Nabucodonosor levou cativo para a Babilônia a maioria do povo de Judá. Sendo entre eles mais comuns chamados de: Sadraque, Mesaque, Abednego, claro incluindo Daniel.
Eles eram jovens, que segundo alguns estudiosos, ser provavelmente em torno da idade de 14 anos. Idade na qual fizeram a diferença, e cumpriram a vontade de Deus. Lembre-se a idade não impede a fazer a vontade de Deus. Depende de o quanto você está disposto a dedicar-se para Deus, não usando a idade como um “pseudo”, ou seja, como desculpa, para deixar de cumprir o que Deus espera de você.


2ª. Está confiante na direção de Deus
Confiar na direção de Deus, é um passo muito importante, porque nem sempre a o momento que passamos parece favorável a vontade de Deus. Como estava Daniel e seus amigos, cativos em um país estranho, separados de suas famílias. Não era um bom momento para se dizer que era momento de fazer a vontade de Deus, ou ser “separado” em outras palavras “santo”, não se contaminar. Como escravos para servirem ao rei Nabucodonosor, separados por ter sido achados mais sábios, pois uma maneira que Deus mostrar o Seu poder aquele povo incrédulo, isso vemos no decorrer da história.
Deus sempre prepara para que Sua vontade seja cumprida, Daniel colocou em não se contaminar com as comidas do rei, pois era oferecida a ídolos e depois que se comiam dela. Mas como vemos no versículo 9 : Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. (Daniel 1:9)
Confiar sempre que Deus está no controle, mesmo em situações adversas, saber que Ele zela por Seus filhos. Sempre confiar , tendo fé que Deus irá mover aos seu favor, para que a vontade Dele se cumpra em sua vida.

3ª. Deus quem capacita
Uma das coisas muito importante que ouço bastante, é que não sei, não estou preparado. Claro não iremos fazer a vontade de Deus de qualquer maneira, mas também não podemos ir se achando intelectuais demais, para fazer o que Deus quer.
Nunca logo de imediato se dizendo, não estou pronto. Então se preparem!!!
Não sei, falta me preparar. Então procure saber, se prepare!!!
O que não podemos é confiar em nossa sabedoria apenas, pois se o Espírito Santo não mover, nada acontece, se Ele não tocar os corações não há conversão. (João 16:8).
Tudo que fazemos para Deus, não por nosso méritos e inteligência, pois que deu sabedoria a Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego? Foi Deus claro, se alguém hoje na igreja se orgulha de algo, não tem nada de Deus nele, pois tudo provém da graça de Deus, assim como a salvação provém de Deus com Paulo diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8).
Lembre-se Deus ti capacitará, um grande exemplo foi com foi com Gideão que se sentia inferior, o menor, com medo, mas Deus quando chama ele conhece você melhor que ninguém, e o mover do Espírito Santo em ti para a glória de Deus.

E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. (Daniel 1:20)


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário