"Oração e Consagração"



Olá amados leitores...
Graças a Deus por mais um dia, por mais uma oportunidade de podermos estar aqui compartilhando com vocês a experiência na palavra de Deus.

     No post anterior falamos sobre "A importância da oração - Primeiro e ultimo recurso da vida cristã". E hoje vamos continuar compartilhando a respeito da Oração enfatizando a necessidade da consagração, que deve ser uma das nossas primeiras experiências depois de nos posicionarmos e escolher o Senhor Jesus, o novo começo que Deus nos deu, a "Regeneração", nosso novo nascimento.

“Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”. (Ef 6:18)


     A oração é essencial para vida espiritual do cristão. Mais qual será o verdadeiro significado da oração? É tocar em Deus, contatá-lo em nosso espírito humano. Cada órgão do corpo humano tem uma função. Os olhos são para ver, os ouvidos para ouvir e assim, necessitamos do nosso espírito humano para orar. (1Ts 5:23 – “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”).
 
     Sempre que formos orar devemos lembrar-nos do sangue redentor derramado pelo Senhor Jesus na cruz, o qual lava todos os nossos pecados que impedem nossa comunhão com Deus e,  do nome do Senhor Jesus, para que nossa oração seja sem impedimento. Então, por meio da oração podemos confessar os pecados, ser guardados de cair em tentação, pois a oração nos protege de sermos tentados e seduzidos pelo diabo a nos desviar do Senhor; receber misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna, além de ter a Paz de Deus, qeu excede todo o entendimento, guardando nosso coração e mente de todas as ansiedades e das coisas dessa vida. 

     Você deve estar se perguntando: Mais onde entra a consagração? O que é consagração?
    A consagração deve ser a nossa primeira experiência de vida depois da regeneração, de nosso novo nascimento. Essas duas coisas, regeneração e consagração, estão intimamente relacionadas. E a oração nos ajuda a sempre nos manter de pé, a buscar o Senhor e ser guardados e protegidos de cair em tentação (Mt 26:41 – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”).  

     Então o que é consagração? Consagração é uma mudança de posição e de uso. Qual é o seu significado? É o sacrifício. Romanos 12:1 diz: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Antes de nos dizermos consagrados a Deus, devemos perguntar se mudamos ou não de posição e de uso. Embora continuemos a exercer todas as atividades normais de um ser humano tais como estudo, trabalho ou afazeres domésticos, a nossa posição mudou. Agora estamos no “altar”, diante de Deus, e não mais no mundo. E hoje não somos mais de uso do mundo devemos entregar-nos ao uso de Deus.

     Entretanto, qual a base e motivação para a consagração?
    Alguns podem até achar que a razão para nos consagrarmos a Deus é porque Ele nos criou. Contudo a consagração não esta baseada em Sua criação, mas em Sua compra (1 Pe 1:18-19 –  sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”). Quando Deus nos comprou passou a ter o direito de propriedade sobre nós, isto é, passamos a pertencer a Ele. Deus nos comprou com o sangue precioso de Seu Filho amado derramado na cruz. A consagração não pode estar sujeita às mudanças de nosso ânimo que é inconstante, instável. Assim, independentemente de estarmos ou não alegres, devemos consagrar-nos ao Senhor.

     No entanto, qual a motivação da consagração? Em 2 Coríntios 5:14-15 diz-se “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”. O que nos motiva é o amor do Senhor. Embora nosso Deus seja grande e tenha todo o direito sobre nós, Ele quer motivar-nos, derramando Seu amor em nosso coração para que nossa consagração não seja obrigatória e sem dulçor; então, voluntariamente, passamos a desejar tornar-nos prisioneiros de seu amor, entregando espontaneamente nosso ser a Ele.

     Aleluia!!! Por tal compra e por tão grande amor.

    Portanto, uma consagração estável e intensa requer uma base solida que é perceber que fomos comprados por Deus, que Lhe pertencemos e que devemos consagrar-nos a Ele. Requer também, que tenhamos uma motivação verdadeira, genuína, isto é, ver que o amor de Deus para conosco é extremamente grande e nos constrange a consagrar-nos voluntariamente a Ele.

     Creio que o Senhor, de fato, tem direito sobre nós, pois pagou um alto preço para nós comprar. E para que nossa consagração seja movida pelo Seu amor, Ele prefere nos constranger, principalmente por esse amor. Pois, por amor sempre nos entregamos por algo ou alguém, assim, por amor devemos entregar a Ele, o Senhor, nosso ser, nosso futuro, nossa família, enfim, tudo o que temos e somos. Tal consagração é doce, bela e cheia de frescor.

     Que o Senhor Jesus possa constrangê-lo por Seu amor a consagra-se a Ele. “Pois, o Senhor pagou um alto preço a fim de nos comprar para Si; portanto, sobre essa base, espera que nos consagremos a Ele”.

Celina Silva

0 Comente:

Postar um comentário