Você realmente sabe o significado do batismo nas águas?

 Devido a certa dúvida por alguns cristãos, inclusive alguns que já foram batizados, infelizmente, fiz esse post. Aqueles que já sabem que possam refletir. Porque é triste alguém tomar uma decisão em sua vida, e não saber o que isso significa, e o que realmente é o batismo, sem está apegado a tradições ou legalismo, mas sim embasado na Bíblia.



O que é?

No meio evangélico é um ato que representa o início de uma nova vida ao lado de Cristo. A palavra batismo significa mergulhar, lavar. É a aliança que se inicia uma nova vida em Cristo Jesus (Gálatas 3:27). A parti daí, passamos a fazer parte da Família de Cristo.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)
Em outras palavras é um testemunho público de que morremos para esse mundo e nascemos em Cristo.
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. (Romanos 6:3)

Por que ser batizado?            

Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Porque aquele que está morto está justificado do pecado. (Romanos 6:6,7)

É uma ordenança de Jesus: Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(Mateus 28:19,20)
E o próprio Jesus foi batizado deixando o exemplo. Somos batizado em Jesus na Sua morte e ressurreição (Romanos 6:3,4); por isso “simboliza” a nossa morte para o mundo e o nascimento de uma nova vida, não por temos feito algo, é pela graça e misericórdia de Deus.  Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. (Tito 3:5)

Qual o momento certo?

Veja o exemplo de Saulo (Apostolo Paulo).
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. (Atos 9:18)
Quando temos a consciência de que Cristo é o Senhor de nossas vidas, e estamos arrependidos de nossa maneira de ser.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)
Reconhecendo que Cristo é o único caminho. Você tem essa consciência? O batismo não significa que ao ser levantado das águas você será um super-santo, ou haverá uma metamorfose em você, como disse acima batismo é um símbolo e testemunho público.
Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, (I Pedro 3:21)

Então não fiquem com pensamentos do tipo: Não estou preparado(a), não sou perfeito. 
Entendeu que Cristo é o único caminho, é o que você deseja para sua vida? Então é o momento de submeter-se ao batismo.
Para que o ato seja consciente, é preciso destacar três coisas:

1. O Batismo é um Símbolo
Não concede graça e muito menos santidade.

2. O Batismo é um Testemunho de uma nova vida
É preciso viver diariamente de acordo com a mudança feita por Jesus em você

3. O Batismo é um Ato de obediência
Se não obedecemos nas coisas mínimas, como iremos obedecer  em outras áreas?

Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo. ( Gálatas 3:27)


Oton G. Cesar

0 Comente:

Postar um comentário