“Experiênciar a Consagração a Deus continuamente”


Graça e Paz da parte de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo a todos os amigos desse Blog.
Hoje vamos continuar compartilhando sobre a Consagração que deve ser uma experiência continua desde o dia da nossa conversão, regeneração, até a volta do Senhor, que não esta longe como imagina.

            Talvez a experiência de alguns de nós ao tentarmos nos consagrar ao Senhor inteiramente, dando-lhe tudo o que somos e temos, nosso futuro, sonhos, família e nossos bens, seja momentânea. Nesse momento, quando percebemos que entregamos e depois tomamos tudo que demos ao Senhor, ficamos decepcionados com nós mesmos e achamos que não somos pessoas capazes de viver uma vida consagrada a Deus, sendo isso somente possível a poucos espiritualmente privilegiados. Engana-se. Repreenda esse tipo de pensamento imediatamente, pois na verdade, faz parte da artimanha de Satanás que nos quer fazer desistir de buscar continuo progresso na experiência de consagração ao Senhor.
           

Toda experiência cristã de entrega absoluta ao Senhor é possível a todos os filhos de Deus. A experiência da consagração é progressiva, lenta e gradual, até atingir o estagio de maturidade.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim”. (Rm 7:18-20)

            Amados, não devemos confiar em nós mesmos, em nossa própria força ou capacidade para servir a Deus, para se consagra a Ele, mas devemos depender totalmente Dele, o Senhor Jesus, de sua misericórdia e graça. Devemos sempre clamar: Ó senhor Jesus, eu preciso de Ti.

            “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”. (Lm 3:21-23)

           Tente experiênciar ao despertar pela manhã, agradecer ao Senhor por Sua misericórdia em dar-lhe mais uma ocasião de ter um novo começo. Mesmo que você tenha tido muitos fracassos no passado, um novo dia que lhe foi concedido pelo Senhor é sempre uma oportunidade de novo começo de sua experiência com Ele, o Senhor. Tente pela manhã, se não conseguir, tente à tarde, tente a noite. Não desista!!! Não desanime.

           Na verdade, nossa consagração tem muito a ver com o fato de sermos iluminados pelo Senhor e lidarmos com nossos pecados. Em Salmos 34:5 o Rei Davi disse: “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame”, e em Salmos 32:3-5 completa: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado”.

         E ainda em Provérbios 28:13 podemos ler: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Para termos progresso na experiência de consagração ao senhor, devemos estar sempre dispostos a ser iluminados por Ele e confessar nossos pecados.

           “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. (1 Jo 1:9)

              Talvez você possa até pensar: “Eu, pecado? Tenho não. Eu oro todos os dias, leio a Bíblia, vou ao culto, não faço as coisas do mundo". É, mas veja que a própria palavra do Senhor em Provérbios 21:2 deixa claro: “Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações”. A luz do Senhor é que ilumina as trevas que existe dentro de nós, em nosso coração. E só Deus é que pode sondá-lo.

              Portanto, em nossa experiência, o Senhor ganha nosso ser pouco a pouco, em ordem. Cada área de nosso ser, a qual leva algum tempo para ser consumida por Deus. Ao olhar para o passado, veremos que algumas áreas de nossa vida já foram conquistadas pelo Senhor, e muitas outras ainda não o foram. Atualmente o Senhor esta trabalhando em você em algumas partes. Você oferece a Ele, mas logo as toma de volta. Não há problema. Se perseverar em oferecer-se continuamente, um dia o Senhor ganhara cada parte e seu ser.

                Por isso, você nunca deve cair na sutileza do diabo e desanimar. Não desista!
            
           O Salmista afirma: “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103:13-14).

            Graças ao Senhor pela consagração continua. Se aproveitarmos bem cada dia, cada oportunidade, confessando nossas falhas e consagrando-nos novamente ao senhor, Ele terá caminho para nos ganhar totalmente, em ordem, gradativamente, parte por parte, mesmo que algumas áreas de nossa vida levem anos para serem conquistadas. Vivendo uma vida de consagração a Deus contínua, de constante comunhão com Deus, conheceremos mais Sua intimidade e aliança e provaremos a boa agradável e perfeita vontade de Deus. Estaremos tão unidos a Ele que o desejo de seu coração passar a ser também o nosso anelo e Sua vontade passara a ser a nossa. Nossa vida não terá outra meta senão cumprir Seu propósito eterno.

A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Sl 25:14). “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2). Neste sentido, a verdadeira consagração implica deixarmos de viver por nós e para nós mesmos e viver por Deus e para Deus.

Louvamos o Senhor porque a experiência de consagração não é só para alguns, mas é acessível a todos o cristãos. Não importa quantos fracassos tenhamos tido no passado ou mesmo ate ontem, cada dia o Senhor nos dá uma nova oportunidade. Em Cristo, porém, você tem sempre um novo começo, uma nova oportunidade – basta confessar suas falhas e prosseguir.

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Cl 2:16-17).

Celina Silva

Fonte de leitura:
*Bíblia
*Livro: Consagração, Ed. Arvore da Vida.

0 Comente:

Postar um comentário