Olá amigo(a) de fé!
Como você está?
Como você está?
Bem, eu realmente espero que tudo esteja na mais perfeita ordem em sua vida. Mas se você estiver enfrentando ventos contrários, fique calmo, pois você tem um Deus suficientemente poderoso para lutar contigo.
Agora gostaria que você meditasse em Números 13:1-2.
Agora gostaria que você meditasse em Números 13:1-2.
"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada príncipe entre eles."
Doze homens foram escolhidos para tal missão. Não eram de fato príncipes, no sentido hereditário, mas assim eram considerados devido às suas qualidades, tais como inteligência, perspicácia, coragem, entre outras.
Se prosseguirmos na leitura do capítulo, veremos que se empenharam em conhecer a realidade, uma vez que a conquista da terra dependia deste conhecimento. Completaram a tarefa que havia sido designada a eles em um período de quarenta dias, sem desistir no decorrer do trajeto.
Conforme combinado, ao voltarem, começaram a fazer o relato. Vamos continuar com a leitura a partir do versículo 26 até o 29.
"E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão."
Bem, a partir destes versículos interpretamos que começou a ocorrência de um erro. Alguns dos homens acharam que eram eles quem conquistariam a terra, deixando de "fora" o Senhor. Sendo assim, sucumbiram diante de tamanha responsabilidade, mesmo Deus já havendo prometido e revelado qual era a Tua vontade. Preferiram dar lugar à vontade própria, se deixaram vencer pelo medo e pelo fato de se importarem com o que o povo poderia pensar a respeito deles.
Entretanto, veja o que Calebe disse no versículo 30:
"Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela."
Devemos tomá-lo como exemplo em termos de otimismo.
Quero fazer uma citação em concordância com a mensagem. A Palavra de Deus diz em Isaías capítulo 55, no versículo 11:
"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
Quando o Senhor menciona neste capítulo que a palavra que sai da boca dEle não voltará vazia, Ele nos deixa claro de que não é limitado, mas é fiel para cumprir tudo o que nos prometeu através dela, afinal nosso Pai Celestial só tem coisas boas para quem pertence a Ele.
Enfim, retomando o exemplo de Calebe, não podemos esmorecer* na fé, mas temos que viver através dela, deixando de crer somente no que estamos vendo, pois muitas vezes as evidências mostram o contrário do que aquilo que o nosso Deus nos revelou através de mensagens, da leitura da Bíblia Sagrada e até mesmo através de ministrações usando a vida de outros servos dEle (medite em 2 Coríntios 5:7).
Temos que nos policiar em tempo integral e não nos deixar levar pelo espírito de desânimo que ronda nosso meio. Não devemos murmurar e nem fraquejar perante os obstáculos.
Vamos dar continuidade no versículo 31 e ver o que ocorreu com os supostos "príncipes":
"Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós."
Resumindo, eles não puderam entrar na terra que lhes fora prometida porque a conquista exigia visão de Deus e uma grande coragem. Eles careciam de ambas. Sem a visão do Altíssimo e sem a coragem necessária, não podemos alcançar as bênçãos que o Senhor tem para nós.
Aja com sabedoria, coragem e muita garra, afinal só os valentes têm vitórias para contar!
Irmão(a), que todos nós sejamos como Calebe e façamos a diferença em nosso local de trabalho, faculdade, escola, círculo de amigos, familiares não-convertidos, entre outros locais. Que possamos dar um bom testemunho a respeito do nome de Jesus, que é o único completamente fiel para cumprir o que promete e também que possamos dar liberdade a Deus para que Ele harmonize nossos sentimentos e nos fortaleça para enfrentar as lutas com perseverança, pois só assim poderemos colher aquilo que o Pai plantou para nós.
* Significado de Esmorecer
v.t. Fazer perder o ânimo, as forças.
Desalentar; desanimar.
V.i. Desanimar-se; desalentar-se; perder o entusiasmo.
Enfraquecer.
Diminuir de entusiasmo.
V.i. Desanimar-se; desalentar-se; perder o entusiasmo.
Enfraquecer.
Diminuir de entusiasmo.
(http://www.dicio.com.br/esmorecer)
Fique na Paz e um grande abraço!
Carolina Tavares
0 Comente:
Postar um comentário